electronplace.com

...Just Because I Can Do It Now.

Introdução à Redes de Computadores

Por que Redes?

É praticamente impossível não pensar em redes atualmente quando o assunto é informática. Basta lembrar que uma das maiores razões para uma pessoa adquirir um computador é acessar a maior de todas as redes, a Internet.

Mesmo fora do ambiente explícito da informática, todos nós temos contato, em maior ou menor grau, com algum tipo de rede. Caixas eletrônicos são um ótimo exemplo. Cada um deles é um terminal de computador ligado a um computador central que armazena as informações da sua conta. Também é absolutamente comum depararmos com as redes de computadores em lojas, farmácias e supermercados, sem mesmo nos darmos conta disso. A partir dessas redes, a integração de estoques, departamentos financeiro e administrativo, logística e compras são totalmente integrados, a partir do seu acesso às informações do negócio em tempo real.

As redes surgiram, portanto, da necessidade de troca de informações a dados fisicamente localizados distantes de você, com no exemplo do caixa eletrônico. Essa troca de informações nesses moldes é levada ao extremo no caxo da Internet, onde os locais do armazenamento (origem) dos dados possuem pouca importância.

O conceito de rede é antigo, e surgiu junto com os primeiros computadores (não confunda com PCs - Personal Computers, como conhecemos hoje). Hoje é praticamente impossível pensar num ambiente de trabalho sem que os computadores nele instalados não se comuniquem, visto a grande redução de custos na implementação de uma rede. Além da vantagem de compartilhar dados, isso também é verdadeiro no caso de periféricos, tais como impressoras, discos ou modems. Além da troca de arquivos, quaisquer tipos de dados podem ser trocados pela rede, tais como correios eletrônicos internos e emails. Além do acesso à Internet, obviamente.

 

  

Forum - Postagens Recentes

Noticias Recentes

Nossa Loja

Componentes Eletrônicos Para Venda On-Line

Oops! This site has expired.

If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.