electronplace.com

...Just Because I Can Do It Now.

Sistemas multitarefas em microcontroladores

Multitarefa em Sistemas Microcontrolados

Multitarefa é um termo que sugere que a sua máquina (dispositivo eletrônico) "aparentará" realizar tarefas (tasks) de forma simultânea e, sempre que bem implementadas, em Tempo Real (Real Time). Obviamente apenas "aparentará" estar realizando isso, visto que o microcontrolador é um dispositivo que realiza as suas funções de forma sequencial, ou seja, uma coisa por vez. Como isso normalmente é realizado de forma muito rápida, ocorre a percepção da Multitarefa.

Importante: Particularmente (porque isso é assunto controverso) não qualifico como Multitarefa um sistema que opere em estilo foreground/background de programação (o tal big-loop), mesmo que ele possua 100 ou mais tasks a realizar. Isso porque não considero esse um estilo de programação onde o programador tenha as facilidades que um sistema Multitarefas pode oferecer.

Um processador de PC tradicional não trabalha de forma diferente. O que permite ao processador do PC maior desempenho em termos de multitarefas (nesse caso melhor usar multithreads) são os seus módulos especializados em acesso às memórias e demais periféricos de I/O, sem os quais muitas dessas tarefas tornar-se-iam inviáveis quanto a desempenho de "Tempo Real" (Real Time). Diversos microcontroladores mais avançados possuem módulos especializados que os elevam extraordinariamente em desempenho, quando relacionados aos pequenos cores de 8 bit.

Forum - Postagens Recentes

Noticias Recentes

Nossa Loja

Componentes Eletrônicos Para Venda On-Line

Oops! This site has expired.

If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.